segunda-feira, 14 de outubro de 2013

BOM PARA OS PÉS
































































Além de bons calçados, com beleza e conforto, os nossos pés precisam de cuidados extras. Um deles, pode ser uma massagem de vez em quando. Como não nascemos especialistas no quesito massagem, separamos dicas para você não ter desculpa e massagear os pés da pessoa amada. Sem esquecer de repassar as dicas e receber uma boa massagem também. Seguem as dicas:

Observação: Realize as manobras abaixo em um pé de cada vez!

Com a barriga para cima, deite a pessoa em um sofá (a pessoa também pode ficar sentada em uma cadeira normal).

Comece fazendo a higienização dos pés (use lenços umedecidos ou toalha levemente pré-aquecida com água). Durante a higienização, envolva o pé com uma das mãos enquanto a outra realiza a limpeza.

Abrace os pés da pessoa fazendo pequenos “amassamentos” com a palma das mãos (nem forte nem fraco. Este é um primeiro contato antes de iniciar as manobras). Faça isso em um pé de cada vez.

Realize a rotação do tornozelo sentido horário e anti-horário - 5x cada lado (use o bom senso! Nem tão rápido e nem tão devagar).

Com a palma da mão, pressione os dedos dos pés para trás e segure-os por aproximadamente 10 segundos. Sua outra mão deve apoiar o pé, segurando-o no chamado “peito do pé”.

Realize a rotação sentido horário e anti-horário de todos os dedos. Realize o procedimento 3x cada dedo.

Coloque em suas mãos, uma quantidade aproximadamente de 1 colher de chá de óleo próprio para massagem (amêndoa, por exemplo) ou creme neutro de massagem e espalhe pelo pé da pessoa. Nunca “jogue” o óleo ou o creme diretamente na pessoa.
Deslize suas mãos por todo pé para espalhar o óleo (ou creme). Perceba todas as articulações de ossos e perceba também qual é o limite de dor e cócegas da pessoa. Quando perceber isto, você irá identificar qual a pressão necessária para realizar as próximas manobras.
Com seus polegares, faça movimentos circulares por toda a sola do pé (de cima para baixo e de baixo para cima). Repita 3x.

Uma de suas mãos deverá segurar o pé da pessoa próximo ao tornozelo e com a outra mão fechada, você irá girá-la fazendo pressão com os seus dedos na sola do pé.
Agora faça movimentos circulares com seus polegares por todo o “peito do pé”.
Faça deslizamentos com suas 2 mãos no peito e sola do pé. (1 mão na sola e 1 no peito).
Após o deslizamento, feche uma das mãos e dê pequenas batidas na sola do pé. (use o lado do seu dedo mínimo).

Para finalizar o pé, esfregue suas mãos para produzir calor e faça uma espécie de “sanduíche” com o pé (1 mão na sola e 1 no peito). Permaneça com as mãos por aproximadamente 20 segundos.
Agora no outro pé, repita todos os passos desde a posição “4”.

Após finalizar os passos acima nos 2 pés, faça deslizamentos até a panturrilha da pessoa (uma mão em cada pé). Vá massageando todas as partes dos pés.
Agora para finalizar sua massagem nos pés, abrace os dedos de cada pé e permaneça por 10 segundos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário